Transcrição de fala de Kristi Noem CPAC 2021

A CPAC — Conservative Political Action Conference — É uma conferência anual conservadora, que conta com a apresença de mandatários políticos dos Estados unidos e de outros países.

Tradução da transcrição feita pelo site Rev.comdo discurso da governadora de Dekato do Sul no CPAC 2021.

“Kristi Noem: ( 00:00 )
Nossa, obrigado. Agora escute. Ouça, meu palpite é que há um ano a maioria de vocês não tinha ideia de quem eu era, mas ao contrário da mídia de DC, tenho certeza de que todos vocês pelo menos sabem que existem duas Dakotas e que sou o governador do mais quente. Estou aqui hoje para compartilhar algumas das lições do meu estado. Acho que a principal questão que precisa ser respondida neste fim de semana é: por que os Estados Unidos precisam de conservadores? Agora, a questão de por que a América precisa dos conservadores pode ser respondida mencionando apenas um único ano, e esse ano é 2020. Agora, todos sabem que quase da noite para o dia passamos de uma economia em expansão para um trágico fechamento nacional. No início de 2020, o presidente Trump havia criado 7 milhões de novos empregos americanos. Tivemos a menor taxa de desemprego em mais de meio século, e taxas de desemprego para negros, hispânicos, e os asiático-americanos atingiram os níveis mais baixos da história. Mais de 10 milhões de pessoas foram tiradas da pobreza e da previdência social. E tudo isso mudou em março.

Kristi Noem: ( 01:19 )
Agora, a maioria dos governadores fecha seus estados. O que se seguiu foi um desemprego recorde, empresas fechadas, a maioria das escolas foi fechada e as comunidades sofreram, e a economia dos EUA parou imediatamente. Agora, deixe-me ser claro, COVID não esmagou a economia, o governo esmagou a economia. E então, com a mesma rapidez, o governo deu meia-volta e se apresentou como o salvador e, francamente, o Departamento do Tesouro não consegue imprimir dinheiro rápido o suficiente para acompanhar a lista de desejos do Congresso. Mas nem todos seguiram esse caminho. Para aqueles que não sabem, Dakota do Sul é o único estado da América que nunca ordenou o fechamento de uma única empresa ou igreja. Nunca instituímos um abrigo em ordem. Nunca exigimos que as pessoas usem máscaras. Nem sequer definimos o que é um negócio essencial,

Kristi Noem: ( 02:48 )
Agora, as escolas de Dakota do Sul não são diferentes das escolas em todos os outros lugares da América, mas abordamos a pandemia de maneira diferente. Desde os primeiros dias da pandemia, nossa prioridade eram os alunos, seu bem-estar e sua educação. Quando chegou a hora de voltar para a escola no outono, colocamos nossos filhos na sala de aula. Professores, administradores, pais e os próprios alunos estavam decididos a fazer as coisas funcionarem para nossos filhos, e a melhor maneira de fazer isso era na sala de aula. Agora, em Dakota do Sul, forneci todas as informações que tínhamos ao nosso povo e, em seguida, confiei que eles tomariam as melhores decisões para si próprios, para suas famílias e, por sua vez, para suas comunidades. Nunca nos concentramos nos números dos casos. Em vez disso, ficamos de olho na capacidade do hospital. Agora, Dr. Fauci, ele me disse que no meu pior dia eu teria 10, 000 pacientes no hospital. No nosso pior dia, tivemos pouco mais de 600. Agora, não sei se você concorda comigo, mas o Dr. Fauci se engana muito.

Kristi Noem: ( 04:24 )
Mesmo em uma pandemia, a política de saúde pública precisa levar em consideração o bem-estar econômico e social das pessoas. As necessidades diárias ainda precisam ser atendidas. As pessoas precisam manter um teto sobre suas cabeças. Eles precisam alimentar suas famílias. E eles ainda precisam de propósito. Eles precisam de sua dignidade. Agora, minha administração resistia ao apelo pelo controle de vírus às custas de todo o resto. Analisamos a ciência, os dados e os fatos e, então, adotamos uma abordagem equilibrada. Sinceramente, nunca pensei que as decisões que estava tomando seriam únicas. Achei que haveria mais pessoas que seguiriam os princípios conservadores básicos, mas acho que estava errado. Pergunte a si mesmo: até onde as pessoas irão para fazer cumprir os mandatos das máscaras? Depois de iniciar os bloqueios, por quanto tempo você pode sustentá-los? Em Dakota do Sul, tivemos alguns casos em março e abril, mas o vírus não atingiu realmente o meio-oeste até o final do outono. Deveríamos ter mantido as pessoas em suas casas a partir de março? Claro que não.

Kristi Noem: ( 05:25 )
É importante fazer essas perguntas. Temos que mostrar às pessoas como essas restrições são arbitrárias e a coerção, a força e as medidas anti-Liberdade que os governos tomam para aplicá-las. Freqüentemente, a aplicação não é baseada em fatos. Justificar esses esforços de mitigação tem sido tudo menos científico. Agora, muitos na mídia, eles criticaram a abordagem de Dakota do Sul. Eles me rotularam de mal informado, que eu era imprudente e até mesmo um negador. Alguns até afirmaram que Dakota do Sul era o pior que há em qualquer parte do mundo quando se trata de COVID-19. Isso é uma mentira. A mídia fez tudo isso ao mesmo tempo em que elogiava os governadores que emitiam bloqueios, que exigiam máscaras e fechavam empresas, aplaudindo-os por terem tomado as medidas certas para mitigar a disseminação do vírus. A certa altura, apareci no Sunday Show de George Stephanopoulos. Não sei se você assistiu isso. Não, você não quer? Chocante. Ele tinha acabado de encerrar um segmento com o governador de Nova York, Andrew Cuomo, onde pediu a Cuomo para me dar alguns conselhos sobre como lidar com a COVID.

Kristi Noem: ( 06:54 )
Agora parece um bom momento para lembrar a todos o que o governador Cuomo estava fazendo em Nova York. Em 25 de março, Cuomo ordenou que os pacientes do COVID fossem internados em casas de repouso e proibiu a equipe de testar as pessoas antes de interná-los. Nove dias depois, ele aprovou uma legislação que proíbe ações judiciais em casas de repouso sobre mortes de COVID. Seis dias depois disso, ele proibiu as clínicas de repouso de enviar pacientes da COVID para o navio-hospital da Marinha próximo ou para o hospital de campanha, ambos essencialmente vazios. Agora, oito dias depois disso, as primeiras mortes começaram a aparecer. E em 28 de janeiro deste ano, o procurador-geral de Nova York anunciou que Cuomo e sua administração subestimaram significativamente o número de mortes relacionadas a COVID em asilos em até 50%. Para piorar as coisas, eles tentaram encobrir. Agora que esse é o herói COVID da mídia. E, a propósito, ele também ganhou um Emmy e escreveu um livro sobre a resposta do COVID. Então, quem realmente precisava do conselho?

Kristi Noem: ( 08:01 )
Novamente em Dakota do Sul, fizemos as coisas de maneira diferente. Aplicamos o bom senso e os princípios de governo conservadores. Nunca ultrapassamos nossa capacidade hospitalar e nossa economia está crescendo. Temos a menor taxa de desemprego do país. Somos o número um do país em manter empregos, negócios abertos e dinheiro no bolso de nosso povo. O povo de Dakota do Sul manteve suas horas e seus salários em uma taxa mais elevada do que os trabalhadores de qualquer outra parte do país. E nossas escolas estão abertas. Os Estados Unidos precisam de conservadores em nível estadual e local, mas também precisamos de conservadores no mais alto nível de governo. Na América, temos governo de, por e para o povo. Nossos pais fundadores estabeleceram nossa Constituição Nacional, e as pessoas de estados individuais elaboraram suas próprias constituições que estabelecem limites específicos para o papel do governo. Esses limites são essenciais para evitar que funcionários do governo pisem nos direitos das pessoas.

Kristi Noem: ( 09:28 )
As próprias pessoas são as principais responsáveis ​​pela sua saúde e bem-estar. Eles são os únicos a quem foram confiadas liberdades expansivas, o livre arbítrio para exercer seus direitos de trabalhar, adorar e ganhar a vida. Nenhum governador deve ditar ao seu povo quais atividades são oficialmente aprovadas ou não. E nenhum governador deve jamais prender, multar ou multar pessoas por exercerem suas liberdades. Os governadores, os parlamentares e o presidente têm o dever de respeitar os direitos das pessoas que os elegeram, mas parece que hoje os conservadores são os únicos que sabem o que isso significa. A responsabilidade pessoal é considerada um presente dado por Deus em South Dakota. Responsabilidade pessoal não é um termo que os conservadores abandonaram. Quando eu estava me preparando para vir falar com você, Eu me deparei com alguns comentários fascinantes feitos em 1962. Ouça isto. A Declaração, acima de tudo, foi um documento, não de retórica, mas uma decisão ousada. A Declaração desencadeou não apenas uma revolução contra os britânicos, mas uma revolução nos assuntos humanos.

Kristi Noem: ( 10:49 )
Esta doutrina de independência nacional abalou o globo e continua a ser a força mais poderosa em qualquer lugar do mundo hoje. Isso é fantástico, certo? Essas são as palavras do presidente democrata John F. Kennedy. É de se admirar por que Ronald Reagan sempre disse: Eu não deixei o Partido Democrata, ele me deixou? Houve um tempo em que ambos os partidos políticos se apegavam a certos princípios fundamentais, mas hoje parece que nem mesmo compartilhamos os ideais mais básicos. A América precisa de pessoas que defendam esses princípios fundamentais. A América precisa de conservadores. É fácil olhar para 2020 e lembrar de todos os problemas que tivemos com o COVID, mas o COVID é apenas uma peça de um quebra-cabeça muito problemático. Certamente nos mostrou quão profunda é realmente a divisão e quão tênue é a barreira entre a liberdade e a tirania. Mas houve um movimento pior que estava acontecendo em 2020, e é um problema contínuo. Em toda a América nos últimos meses, assistimos a uma campanha organizada e coordenada para remover e eliminar todas as referências à fundação de nossa nação e muitas outras partes de nossa história.

Kristi Noem: ( 12:10 )
Em vez de olhar para o passado para ajudar a melhorar nosso futuro, alguns estão tentando apagar as lições da história. Lições que devemos ensinar a nossos filhos e netos. Agora, essa abordagem se concentra exclusivamente nas falhas de nossos antepassados ​​e falha em capitalizar a oportunidade de aprender com suas virtudes. E eles tinham muitos deles. Ao desacreditar os indivíduos que formaram os princípios fundadores da América, eles criam dúvidas e, então, podem refazer a América em uma imagem política muito diferente. É nosso trabalho ajudar a explicar por que isso está errado. Lembre-se de que a América não foi fundada para ganho pessoal ou poder pessoal de homens como Washington, Adams e Jefferson. Os signatários da Declaração de Independência colocaram suas vidas e sua sagrada honra em jogo e afirmaram as liberdades dadas por Deus às pessoas. Ainda hoje,

Kristi Noem: ( 13:35 )
Nós, o povo, consentimos em um governo que servirá a todos nós igualmente, um governo que protegerá e defenderá nossos direitos concedidos por Deus, bem como os direitos fundamentais enumerados em nossa Constituição. É nosso dever renovar nosso compromisso com esses ideais e transmiti-los àqueles que virão depois de nós. Esses ideais não podem ser descartados como opiniões de homens imperfeitos. Nossos fundadores tiveram suas falhas, certamente. Mas usar essas falhas para condenar seus ideais e a maior constituição que o mundo já viu é injusto e autodestrutivo. Quantos de nós podemos viver de acordo com nossos próprios ideais? Sem as palavras, as crenças e os sacrifícios daqueles poucos, o mundo não teria um exemplo vibrante de verdadeira liberdade. Tentar cancelar a geração fundadora é uma tentativa de cancelar nossas próprias liberdades. Vamos sempre lembrar, A América é boa. A liberdade é melhor do que a tirania. Somos únicos. Somos excepcionais e nenhum americano deveria jamais se desculpar por isso.

Kristi Noem: ( 15:10 )
Devemos ilustrar ao mundo que as pessoas prosperam quando o governo é limitado e a engenhosidade e a criatividade das pessoas são liberadas. Devemos também lembrar ao mundo o que acontece quando a tirania e a opressão prosperam. Atualmente, muitos estão abraçando a China, uma nação que esmaga a liberdade de expressão e religião. A China literalmente coloca as minorias religiosas em campos de internamento. A China respondeu ao vírus COVID tentando encobri-lo. E uma de suas estratégias de mitigação era fechar as portas com solda para trancar as famílias em suas casas. Amigos da China não são amigos da liberdade. Não se engane, a liderança da América é necessária no mundo. Portanto, agora vamos ter uma conversa realmente franca. Todos nesta sala e aqueles que estão ouvindo em casa, eles sabem que a América precisa de líderes agora. Esses líderes precisam de sabedoria. Eles precisam de confiança para defender nossos princípios e vontade de agir. Esses líderes precisam ser conservadores.

Kristi Noem: ( 16:12 )
Temos muito trabalho a fazer nos próximos meses. O que pode ter funcionado no passado não é mais bom o suficiente. Não basta dizer, vote em nós porque sua carteira será maior, ou porque vamos cortar seus impostos e reduzir as regulamentações, ou porque lutaremos contra o aborto, ou Obamacare, ou qualquer outra coisa. Não estou dizendo que essas coisas não sejam importantes. Eles estão entre os pilares daquilo em que acreditamos. Mas os conservadores devem levar a nação a não tomar empréstimos contra o futuro de nossos filhos. Precisamos acabar com os truques contábeis usados ​​para enganar as pessoas. Joe Biden está na política há 50 anos. Naquela época, nossa dívida nacional era de cerca de US $ 450 bilhões. Hoje isso é muito próximo do que pagamos em juros de nossa dívida nacional. Todos são culpados. Esquecemos princípios que outrora considerávamos caros,

Kristi Noem: ( 17:15 )
Não estamos aqui para lhe dizer como viver sua vida, como tratá-lo como uma criança ou um criminoso porque você vai à igreja ou se defende. Os conservadores respeitam as pessoas como indivíduos. Não dividimos as pessoas com base em sua religião, cultura ou cor de pele. Não evitamos pessoas que pensam por si mesmas. E entendemos que cada pessoa é diferente. Cada pessoa, cada pessoa merece a oportunidade de construir sua vida sem que algum burocrata governamental presunçoso lhes diga o que podem ou não podem fazer. Não temos a mídia do nosso lado. Os conservadores devem ser mais espertos do que os progressistas. Devemos conhecer nossa história. Devemos saber o que funciona e o que não funciona. Devemos refletir sobre as questões. E não se engane, os conservadores existem para lutar pela América e por cada americano.

Kristi Noem: ( 18:13 )
Agora, para aqueles de vocês que estão decepcionados com a eleição, eu também estou. Lembre-se, porém, de uma inovação incrível, ela ocorreu após a perda de Goldwater em 1964. Foi necessária a criação de muitas instituições, incluindo a American Conservative Union, o National Right to Life, a Heritage Foundation, o Manhattan Institute, a Concerned Women for America, a Federalist Society, o Family Research Council e, entre outros, muitos para mudar o coração e para mudar mentes. Foram instituições como essas que ajudaram a provocar a revolução Reagan e a trazer de volta o excepcionalismo americano. Seu trabalho é mais importante hoje do que nunca. Então, o que você pode fazer agora? É muito simples. Você pode ser ousado. Você pode aparecer. Debata essas idéias. Persuadir seus vizinhos. Essa pandemia ilustrou que muitos políticos têm uma visão totalmente diferente do governo do que aquela que os fundadores estabeleceram. Uma vez foi dito que a esquerda leva a sério sua visão, mais a sério do que leva os direitos das outras pessoas. Eles querem ser nossos pastores, mas isso exige que sejamos ovelhas. Que seja ouvido alto e claro de nós agora, não seremos ovelhas.

Kristi Noem: ( 19:39 )
Portanto, gostaria de encerrar hoje com uma história. Meu pai era um cowboy. Ele foi a pessoa mais durona que já conheci. Desde que eu era uma garotinha de verdade, eu só queria crescer e ser como ele. Agora ele morreu em um acidente em nossa fazenda quando eu tinha 22 anos, e alguns meses depois que ele foi morto, finalmente tive coragem de sair e limpar sua picape. Agora, todos vocês que têm um fazendeiro ou rancheiro em sua vida, sabem que muitas vezes eles vivem de suas pickups. Tudo o que é importante pode ser encontrado na cabine. A carteira, contas a pagar, ferramentas, etc. E se você precisa encontrar algo importante, cada um de nós, filhos de fazendeiros, sabe que a picape é o primeiro lugar que você procura. Agora, como novo gerente geral da empresa, alguns meses depois da morte do meu pai, eu sabia que onde estava aquela pickup, o que havia nela, e eu precisava limpá-lo eventualmente. Mas aqueles meses também foram preenchidos com centenas e centenas de perguntas.

Kristi Noem: ( 21:02 )
Que sementes devemos plantar? Quais campos devemos plantar primeiro? Qual é o preço que precisamos para vender nossos bezerros para o fluxo de caixa da operação de gado? E eu não tinha essas respostas. Lembro-me de desejar uma e outra vez, se eu pudesse apenas perguntar ao pai, se eu pudesse apenas fazer mais uma pergunta ao pai. E, francamente, eu dirigia o negócio, mas diariamente falsificava meu caminho através dele. Eu não tinha ideia de como manteríamos os negócios da família sem meu pai. E eu estava determinado, entretanto, que não iríamos falhar. Então naquele dia, enquanto levava uma caixa para a picape, eu sabia que era hora de limpá-la. Enfiei minha mão no console no meio entre as cadeiras do banco da frente e comecei a colocar os itens na caixa que estava tirando. Então, a primeira coisa foi um alicate. Quantos de vocês sabem o que é um alicate? Uma barra de chocolate bebê Ruth. Lembro que era o favorito dele. Cadernos, canetas, ferramentas. E então encontrei um pequeno gravador.

Kristi Noem: ( 22:01 )
Era o tipo de gravador que um médico usava. Apertei o botão play e imediatamente ouvi a voz do meu pai. Ele estava falando sobre variedades de sementes de milho, que tinham um bom desempenho em certos campos que possuíamos e que combinavam com certos tipos de solo. Ele falou sobre como tivemos um ano tão chuvoso no ano anterior que resultou em colheitas ruins e vegetação danificada. Tínhamos tido uma colheita difícil, e ele passou a descrever que tipo de escolha de variedade ele teria feito de forma diferente, o que ele achava que funcionaria melhor para a primavera que estávamos antecipando. Meus olhos começaram a se encher de lágrimas quando percebi que estava aprendendo informações que me seriam úteis na tomada de decisões de cultivo. Eu olhei para o console e vi várias outras fitas, quase uma dúzia delas ao todo. E um por um,

Kristi Noem: ( 23:03 )
Dentro dessas fitas estavam as respostas para muitas das perguntas que eu tive nos últimos meses. Repetidamente, eu disse, se pudesse perguntar ao papai. E aqui em minhas mãos estavam todas as respostas que eu precisava direto dele em sua voz, na palma da minha mão. Agora, naquele momento, senti uma estranha espécie de paz tomar conta de mim. Sei que as escrituras falam sobre uma paz que excede todo o entendimento. Foi quase naquele momento como se Deus estivesse me dizendo, eu proverei. Pare de se preocupar. Você ficará bem. Sua família ficará bem. Eu tenho isso Eu tinha as respostas, só precisava trabalhar. Bem, papai sempre foi o trabalhador mais árduo que conheci. Ele liderou pelo exemplo e liderou pela ação. Mas naquele dia, o que mudou tudo foram suas palavras. Eu tomei a decisão naquele dia de ser como meu pai, uma pessoa de palavras, mas uma pessoa de ação,

Kristi Noem: ( 24:08 )
É por isso que me candidatei. Minha missão é fazer de Dakota do Sul um lugar melhor. Um lugar melhor para morar, fazer negócios e constituir família. Um dos motivos pelos quais me preocupo tanto com essas questões é porque quero essas coisas para minha família e para cada família americana. Acredito que Dakota do Sul foi um exemplo para a nação no ano passado. As pessoas usaram a responsabilidade pessoal para proteger a saúde de suas famílias e seu modo de vida, enquanto o governo respeitava seus direitos e sua liberdade. E estamos trabalhando juntos para criar novas oportunidades e um futuro melhor para nossos filhos. Seguimos o caminho americano.

Kristi Noem: ( 24:55 )
Deixe-me encerrar com isso. Como conservadores, muitas vezes esquecemos que as histórias são muito mais poderosas do que fatos e estatísticas. Nossas histórias precisam ser contadas. É a única maneira de inspirar e motivar o povo americano a preservar este grande país. Devemos entrar nessa luta pela liberdade com os olhos bem abertos, educados nas táticas que os liberais usarão, mas totalmente puros em nossos motivos. Isso não é sobre nós. É sobre nossos filhos e seu futuro. É sobre a nação que vamos passar para eles. É sobre contar suas histórias repetidamente que nos lembra por que a América precisa dos conservadores agora mais do que nunca. Então, obrigado por tudo o que você faz. A América é abençoada por ter você ao lado dela. Deus abençoe cada um de vocês e que Deus abençoe os Estados Unidos da América.”

Na verdade, fiz esta postagem, porque queria compartilhar essa lição dada pela gobvernadora Kristi Noem do que é ser conservador, e principalmente, o que é governar!

Adilson Veiga

Twitter https://twitter.com/Ajveiga2

Versão original publicada pelo site rev.com no dia 28/02/2021 em https://www.rev.com/blog/transcripts/kristi-noem-cpac-2021-speech-transcript

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store